O que é arte-finalista e o que faz um arte-finalista?

abr 3, 2018 | Marketing e Design

arte-finalista

Toda gráfica precisa contar com profissionais treinados e capacitados para verificar se os arquivos que recebem de seus clientes estão preparados para o processo de impressão ou não. Geralmente o arte-finalista é o responsável por essa tarefa. Esse profissional tem conhecimentos de programas gráficos, como CorelDraw, Photoshop, InDesign, Illustrator e Freehand, e sabe utilizá-los para preparar um arquivo.

A arte-finalização é um processo onde o arquivo é checado, organizado, padronizado e liberado para ser impresso. Nesta etapa, são verificados o formato, as cores, as imagens, o tamanho das fontes, a sangria, as margens de segurança e o fechamento do arquivo.

Por causa disso, o arte-finalista precisa saber sobre cores de fundo, imagens e fontes, bem como seus tamanhos, para cada tipo de produto gráfico, suporte e acabamento.

Um papel importante desse profissional é confirmar se os textos a serem impressos estão legíveis para qualquer pessoa, avaliando, por exemplo, o espaçamento entre linhas e palavras e o contraste entre as letras e o fundo.

Além disso, o momento da arte-finalização está totalmente relacionado ao processo de acabamento, já que os textos e imagens precisam respeitar margens de segurança para, quando forem realizados refiles, cortes ou vincos, não haja nenhum problema de legibilidade.

O arte-finalista, muitas vezes, não possui formação em Design, nem em Publicidade ou Marketing, mas possui conhecimentos em produção gráfica ou audiovisual, além de habilidades com paginação, pós-produção de imagem e desenhos técnicos.

Dentro de agências de publicidade, normalmente o departamento de arte-final é o responsável pela execução das ideias desenvolvidas por outros departamentos, por isso seu serviço não dá margem para erro e exige do profissional cuidado, rapidez e atenção aos mínimos detalhes.

0 comentários