Áreas de atuação de design gráfico, de produto e de interiores!

abr 3, 2018 | Empreendedorismo

grafica-design grafico-tipos

Existem 3 principais áreas de atuação em que o design pode ser dividido, sendo:

01 – Design gráfico: Tendo o principal objetivo de informar, trabalha com projetos que têm basicamente finalidades visuais.

Dentro dessa divisão, em cada área de atuação existem diversas especialidades. Como nosso foco é o design gráfico, vamos falar de algumas de suas especialidades:

Tipografia: criação de fontes; Diagramação: criação de panfletos, jornais e revistas; Ilustração: criação de desenhos; Branding: criação de logomarcas; Web design: criação de sites; 3D: modelagem de imagens tridimensionais; Motion graphics: criação de animações

A maioria dos trabalhos de design gráfico são realizados em softwares de computação gráfica. Isso não quer dizer que pessoas com facilidade em operar programas de computadores conseguem executar todos os tipos de serviços que um designer realiza. O profissional dessa área precisa também de conhecimentos teóricos sobre diversos assuntos, como tipografia, semiótica, ergonomia visual, teoria da comunicação e teoria da cor.

A graduação em Design gráfico geralmente tem duração de 4 anos e é ofertada na habilitação de bacharelado. Existem também cursos tecnológicos, que também são de nível superior, mas possuem duração de 2 anos, mais focados em necessidades específicas do mercado de trabalho.

Além de aprender todas as disciplinas mais técnicas, como as de Ilustração e Desenho, o aluno de Design gráfico também cursa disciplinas como Gestão e Planejamento, que capacitam o profissional no desenvolvimento de seus projetos.

02 – Design de produto: Trabalha com projetos relacionados ao desenvolvimento de objetos funcionais, como cadeiras, armários e celulares.

03 – Design de interiores: Com a ideia de otimizar espaços, trabalha com projetos de planejamento e decoração de ambientes.

 

0 comentários