2018-06-14 13:29:19

Ilhós

Ilhós

Ilhós, ou ilhó, é um aro circular de metal ou de plástico, formado por duas partes, usado para reforçar um orifício por onde passa uma fita, um cadarço etc. O ilhós pode ser aplicado em roupas, bolsas, sacolas, tênis, entre outras.

A palavra ilhós é também escrita sem a letra s, ou seja, ilhó. Porém o plural de ilhós ou ilhó é ilhoses.

A aplicação do ilhós pode ter várias funções, como decorar, ventilar, fechar. No tênis, tem a função de fechar e ajustá-lo ao pé. Alguns tênis possuem ilhoses perto do solado que servem para a ventilação do mesmo.

Os ilhoses são fabricados com várias cores e tamanhos, cada um com sua função definida. Os maiores, feitos em plásticos são usados em cortinas, formando uma abertura por onde passa o varão de sustentação.

O ilhós, que é formado por duas partes, é aplicado com o auxílio de um alicate próprio ou ainda com o uso de uma máquina, que fazem o orifício e unem as duas partes. Alguns são aplicados simplesmente por encaixe, no orifício, antes preparado para o mesmo.

As arruelas são complementos dos ilhoses de metal e estão sempre associadas a eles. Elas servem para dar sustentação e acabamento à fixação do ilhós, uma vez que a peça em que ele vai ser aplicado será perfurada. Há ilhoses que são vendidos sem arruelas e arruelas que são vendidas separadamente, e você continua na mesma dúvida – por que?

Tudo depende da função – se o ilhós for apenas decorativo, ou o verso do tecido tiver uma forração que esconda a parte de trás do ilhós, não será preciso utilizar a arruela. Mas se a função do ilhós for a passagem de fios ou cordões para amarração, por exemplo, é fundamental o uso da arruela. Por isso alguns ilhoses já são vendidos com ela, não é possível utilizá-los sem esse componente. Se você escolheu um ilhós sem arruela,  e quer dar um acabamento melhor à peça, ou porque o tecido é um pouco mais grosso e escapa do ilhós, pode comprar as arruelas em separado.