2018-06-14 13:29:24

Laminação e Plastificação

Laminação e Plastificação

Laminação brilho: Utilizada basicamente com o intuito de propiciar aos impressos mais resistência à umidade, o método de laminação consiste na aplicação de um filme plástico sobre o papel por meio de uma mescla de calor e cola.

O processo passa por temperaturas altas e resulta em um revestimento com brilho no produto final. Depois que essa camada plástica é aplicada, não pode mais ser retirada ou o material será quase completamente danificado, perdendo partes da impressão ou do papel.

A laminação pode ser feita em papéis de alta gramatura e em ambas as faces, aumentando a durabilidade do impresso e propiciando um acabamento de brilho que realça suas cores.

A laminação é aplicada em uma máquina separada, normalmente é utilizada na criação de postais, cartões, pastas executivas e folhinhas.

Vale ressaltar que uma desvantagem do procedimento é a possibilidade de curvar o material, já que as características térmicas do papel e do filme são diferentes.

Laminação fosca: Feita de maneira similar à laminação com brilho, essa versão proporciona um revestimento fosco ao material, com uma película plástica, também aplicada sob altas temperaturas, que possui um aspecto mais aveludado ao toque.

A laminação fosca proporciona grande valorização a um impresso, pois provoca uma sensação táctil muito agradável. Essa é a característica que mais sobressai no produto, mas vale dizer que sua função também é proteger o impresso e ampliar sua durabilidade.

Por ser um acabamento mais sofisticado e diferenciado, o preço da laminação fosca é maior do que o da laminação brilho.

Plastificação brilho: Com o intuito de proporcionar brilho e beleza ao produto, esse acabamento geralmente é feito em sacolas. Com a plastificação, a embalagem tem sua durabilidade prolongada e fica protegida contra a umidade.

Plastificação fosca: Também utilizada para proteger a embalagem da umidade e garantir sua durabilidade, o diferencial da plastificação fosca é que esse revestimento proporciona maior facilidade de leitura do produto.