2018-06-14 13:30:29

Impressão Tipográfica

Impressão Tipográfica

Esse é o sistema mais tradicional e antigo de impressão direta, criado inicialmente na China, no século V, e aperfeiçoado pelo alemão Gutenberg, que remete à origem da impressão no mundo. A tipografia dominou o mercado de reprodução gráfica durante quase cinco séculos.

Inicialmente, o processo consistia em usar tipos móveis, ou seja, blocos metálicos com imagens em relevo das letras, montadas manualmente em sequência para compor o conteúdo a ser impresso. Para imagens, a transferência de tinta se dava por meio de clichês metálicos ou de plástico.

Foi por meio desse sistema que a comunicação mecanicamente impressa teve início e a prensa foi criada, evoluindo depois para a impressora.

Esse processo atualmente é considerado obsoleto, mas ainda é utilizado em gráficas de baixo custo, na confecção de impressos padronizados, como talões de pedidos e notas fiscais, ou para peças como pouco texto, como cartões de visita e convites. Algumas editoras também utilizam a tipografia para tiragens artesanais.

Além disso, parte da técnica ainda é utilizada para impressões metálicas “hot stamping”. Neste caso, são utilizados clichês metálicos com o conteúdo gravado como se fosse um carimbo. Após aquecer a superfície, ocorre a transferência do metal para o papel.