capa durra

capa dura

A capa dura dá um acabamento indicado para cadernos, agendas, livros, blocos de anotações, etc. O impresso e colado sobre uma base cartonada, depois está capa é inserida juntando-se ao miolo através de um processo totalmente automatizado.

O material que é utilizado para fazer a capa dura é um papel muito grosso que se chama papel Paraná. O cartão Paraná e um papelão de alta gramatura e rigidez, fabricado a partir da madeira de pinho e água, em processos industriais ou artesanalmente.

O papelão não leva impressão direta na sua superfície. Primeiro, a impressão é feita em uma folha de papel Couchê, e depois, esta folha é empastada com cola branca sobre a superfície do papelão de uma forma que fique perfeitamente lisa sobre o papelão. Este processo pode ser manual ou mecanizado. No caso do processo manual, imprimem-se os dois lados da superfície do papel Couchê, de um lado aplica-se a arte da capa do livro e do outro um gabarito, o qual orienta a colagem dos pedaços do papel Paraná, à espera do miolo do livro.

Habilidades

, , , ,

Postado em

29/03/2016

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *