Impressão Offset

gráfica-impressão-offset

Impressão Offset, a mais usada em todo o mundo, saiba mais

A impressão offset ou convencional é um dos modelos de impressão mais utilizados em todos o mundo. Esse processo de impressão se iniciou na metade do século XX. Aqui na bhgráfica ®, a impressão offset é muito utilizada para impressões que terão uma média ou grande tiragem.

Já que nesses casos, ela oferece uma excelente qualidade, aliada a um baixo custo de produção. A impressão offset é diferente da impressão digital, que é impressa diretamente no papel. Nesse modelo, é necessária uma espécie de negativo, que aqui são chapas de alumínio.

Essa chapa é coloca na máquina, ela recebe a tinta e a transfere para o material a ser impresso. Assim, o processo é considerado mecânico e indireto, já que é necessária uma matriz para a impressão. A matriz passa para o suporte e depois é transferido para o rolo de impressão.

Como funciona o processo de impressão offset

Basicamente o sistema de impressão offset é composto por seis partes. A chapa, a blanqueta, o suporte que é o papel ou outro material que receberá a impressão. O cilindro de pressão, que tem a função de pressionar o suporte contra a blanqueta e por fim, água e tinta.

Então, o processo de impressão funciona da seguinte maneira, a chapa virgem atrai a água e há na chapa pontos gravados que atrai a gordura presente na tinta. Já a água lava a tinta nas áreas onde não a conteúdo a ser impresso. Enquanto acontece o processo de transferência, um rolo que transmite a tinta para o papel, que absorve a tinta transferida.

Aliás, a chapa onde a imagem a ser impressa fica é plana. Pois, ela não precisa de relevos para a gordura presente na tinta se fixe nas áreas em que os conteúdos estão. Além disso, a umidade presente nas demais áreas impede que a tinta de espalhe.

A lógica que o óleo não se junta com a água

A lógica do processo é a famosa ideia que o óleo não se junta com a água. Por isso, para que esse processo funcione sem falhas, a quantidade de água e tinta deve ser precisas na impressora.

Assim, o mecanismo da impressão offset ocorre da seguinte forma: A chapa ou matriz, imprime a blanqueta, que é uma forma de cilindro coberto de borracha. E a blanqueta é que imprime o papel ou qualquer outro tipo de material.

O que permite que esse modelo de impressão tenha uma excelente qualidade é que a blanqueta tem excesso de tinta. E esse excesso permite que a imagem impressa fique mais nítida.

Logo, a chapa tem uma excelente durabilidade, já que seu contato acontece com uma superfície flexível de borracha. Dessa forma, o papel não é danificado pela umidade, já que ele não tem contato com a água e a tinta da impressora e sim com a blaqueta.

As possibilidades da impressão offset

Entretanto, os modelos de máquinas para impressão offset podem ser planos ou rotativos. Mas as máquinas planas oferecem uma melhor qualidade no resultado de impressão. Já que o processo permite a impressão de folhas individuais. Já que elas imprimem folha por folhas, por isso, são muito utilizadas para impressão de livros, cartazes, folhetos, folders e panfletos.

Porém, as impressoras de rotativas, se utilizam de bobinas de papeis, sendo mais indicada para impressão de tiragem de grandes volumes como revistas e jornais.

A impressão offset, oferece uma grande possibilidade de materiais a serem impressos, papeis de gramaturas diferentes, alguns tipos de plástico e em especial o poliestireno.

Algumas desvantagens que esse sistema pode oferecer

Mesmo com todas as vantagens, assim como qualquer outro sistema, a impressão offset pode ter algumas desvantagens. Uma delas a instabilidade que o sistema pode sofrer. Nesse caso, durante o processo de impressão pode ser preciso frequentes ajustes para que tenha uma uniformidade em toda a tiragem.

Outro ponto que é necessário observar durante o processo, é a questão dos níveis de umidade e de tinta. Então, pode ser necessários ajustes constantes para evitar falhas e erros de impressão.

A quantidade de tinta a ser carregada deve ser preciso, assim se evita o excesso de tinta, que pode ocasionar mancha na folha impressa. Ainda há a questão do excesso de umidade, levando a perda de tempo no processo de secagem.

Por isso, é importante que a gráfica tenha um profissional especializado em impressão offset. Para garantir toda qualidade no momento da sua impressão offset!

Lembrando que contamos com um parque gráfico de grande porte, com equipamentos e profissionais de ponta. Prontos para atender todos os tamanhos de projetos, inclusive projetos editorias, comerciais e promocionais. Assim, podemos atender pessoas físicas e empresas de todos os tamanhos. Além de contar com um time de logística para envio do seu material gráfico para qualquer parte do país.

Entre em contato agora mesmo, vamos montar seu projeto do início ao fim, para garantir que ele tenha o melhor resultado!

Habilidades

Postado em

12/06/2018