Impressão principais sistemas

Impressão principais sistemas

Impressão principais sistemas e métodos

Sempre que damos inicio a um projeto gráfico, a escolha do sistema de impressão, suporte e acabamentos certo dependem de muitos fatores.
Quando este trabalho não é realizado de forma correta gera prejuízo e insatisfação para todos, é imprescindível definir, sistema de impressão mais adequado, qualidade do material final, assim como resistência, durabilidade, tiragem, suporte e superfície de aplicação, seja ela papel, plástico, papelão, etc…
Realizamos uma pequena lista das principais formas de impressão utilizadas no mercado gráfico Brasileiro.

 

impressão off set

Off set

Offset ou convencional, é o sistema de impressão mais utilizados no seguimento gráfico de todo mundo, e um dos mais utilizados pela bh grafica, para médias e grandes tiragens ainda é o processo que oferece a melhor qualidade com um custo baixo.
No processo de impressão offset a imagem não é impressa diretamente no material como na impressão digital, ao invés disso a imagem e impressa em uma ou mais chapas de alumínio, em seguida esta chapa e colocada na máquina para receber a tinta e transmitir para o material.

impressão digital

Digital

Gráfica rápida ou digital, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado gráfico, a bh grafica trabalha de forma mista mesclando o melhor de cada equipamento, obtendo um material de qualidade superior e personalizado.
Usado para pequenas e baixas tiragens, atualmente a impressão digital conta com qualidade próxima ou em alguns casos superior aos das impressões realizadas em impressoras “offset”. Na impressão digital a maior dificuldade hoje em dia e conseguir abaixar o custo e acompanhar a velocidade e qualidade “offset”.

serigrafia silk screen

Serigrafia

Serigrafia ou silk-screen se trata de um processo de impressão no qual a tinta ou substancia e impressa pela pressão do passar de um rodo de borracha, sobre uma tela com a imagem negativa pré-gravada. Este processo pode ser realizado manualmente ou através de maquinas e robôs.
É utilizada na impressão dos mais variados materiais e produtos, adesivos, brindes, camisas, papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, no setor gráfico e o mais utilizado para realizar a impressão do verniz localizado.

tipografia

Tipografia

Tipografia foi a origem da impressão no mundo, no início, era usado tipos que correspondem as letras, cada cadeia de tipo formava um estilo de escrita que são as fontes de hoje, arial, times, algerian etc….
O profissional montava letra por letra manualmente até formar uma página, demorava vários meses até anos para imprimir uma publicação de um livro o trabalho era todo mecânico e o homem era peça principal deste processo.
Atualmente este processo está obsoleto mas parte desta técnica ainda e usada para realizar as impressões metálicas “hot stamping” os tipos foram substituídos por clichês de metal gravado de forma parecida com a de um carimbo, onde sua superfície e aquecida e realizando a transferência do filme de metal para o papel.

flexografia

Flexografia

Flexofrafia ou “Anilox” que teve origem por causa do tipo de corante usado a anilina, este processo parece muito com carimbo porque através de uma matriz de borracha que e realizado a personalização, muito utilizado em fabricas de caixas de papelão e similares.
Atualmente com a invenção do polímero, a flexografia evoluiu e hoje em dia seu principal nicho é no setor de plástico e rótulos adesivos de alta tiragens.

tampografia

Tampografia

Tampografia e utilizada para personalização de materiais irregulares, processo de impressão indireto, uma máquina Tampográfica, transfere a tinta aplicada em uma imagem espelhada gravada em um clichê para a superfície do objeto, através de um tampão seria algo parecido com uma bola de tênis feito de silicone, o tampão se molda a superfície do objeto, sendo ele plano, irregular ou curvo.

hot stamping

Hot Stamp

Hot Stamping como o próprio nome diz se trata de uma estampa a quente, sistema semelhante a tipografia, teve sua origem um processo antigo utilizado para marcar gado ou colocar marcas em produtos de couro, que até os dias de hoje e muito utilizado.
No setor gráfico esta técnica e usada para realizar gravação em baixo relevou ou imprimir uma cor metálica inconfundível idêntica ao metal, ouro, prata, cobre, em capas de cadernos agendas, revistas, convites, cartão de visita.

Procura impressão de qualidade? Está no lugar certo! BH Gráfica, print solutions.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *