Serigrafia

serigrafia silk screen

Serigrafia, o que é, e como funciona essa técnica?

A serigrafia ou silkscreen é um processo de impressão direta. Apesar de todas as modernizações que esse processo passou, a técnica continua bastante artesanal. Basicamente a impressão na serigrafia é feita através de um processo de transferência. A transferência ocorre através da pressão exercida sobre um rolo de borracha sobre a tela.

Sendo assim, na tela existem pequenos pontos vazados, a definição dos pontos acontece pela posição do suporte que receberá a tinta. Apesar de hoje ser um processo totalmente automatizado, ainda existem pequenas empresas que fazer toda a impressão de modo manual.

Atualmente no processo automatizado, as máquinas fazem a impressão usando telas sintéticas. As telas possuem uma camada que são impermeáveis a tinta. A gravação do conteúdo para impressão, acontece através de um processo fotográfico.

Antigamente as telas eram feitas de seda, e foi daí que o nome surgiu. Seri significa seda e grafia que é o ato de escrever ou desenhar. Entretanto, hoje em dia as telas são feitas de nylon ou poliéster. A origem desse processo ocorreu por volta do ano de 960 a1.279 D.C. Entretanto, foram os japoneses no século XV que passaram a utilizar para a transferência na seda.

Mas essa técnica só começou a ser utilizada de forma comercial apenas no século XX, isso porque antes a malha de seda tinha um alto custo.

Quais materiais podem utilizar a impressão com serigrafia?

Apesar de hoje em dia ter outras técnicas mais modernas para a impressão. Essa técnica de impressão é bastante utilizada para a promoção de brindes. Entre eles podemos citar, camisetas, madeira, tecidos, borracha, vidro, entre outros materiais.

Aqui na bhgráfica ® costumamos usar o processo de serigrafia para a aplicação de verniz localizado.  Essa técnica também é ótima para obtermos efeitos sutis como o de aquarela, possibilitando a reprodução dos detalhes e das cores de uma pintura a óleo.

Se você está pensando em oferecer um material personalizado para seus clientes, o verniz localizado através da técnica de serigrafia pode ser uma excelente opção! Entre em contato agora mesmo, e faça uma consulta sobre essa aplicação para o seu projeto!

Habilidades

Postado em

12/06/2018