Tampografia

tampografia

Entenda o que é a impressão através de tampografia?

Pode parecer um nome difícil e até um pouco estranho, mas a tampografia é um processo de impressão bem simples. A impressão realizada por tampo grafia acontece através de um tampão. Que é feito de silicone e pode ser como uma almofada ou uma esponja.

O tampão é que é o responsável por transferir a tinta para o suporte em que o correrá a impressão. A impressão no objeto é realizada a partir de um clichê gravado. O objeto recebe esse clichê para a impressão em baixo-relevo.

Essa forma de impressão surgiu no século XIX, ainda bem rudimentar, se comparado ao processo usado nos dias atuais. A Rainha Vitória, usava esse tipo de impressão para decorar suas vasilhas de cerâmica. Já na década de 50, as indústrias passaram a utilizar a tampo grafia para a decoração de relógios.

Materiais que podem ser impressos com a tampografia

Basicamente, os materiais mais indicados para impressão com tampo grafia são os irregulares. Isso porque o tampão é muito flexível e pode ter vários formatos. Assim ele pode se moldar a superfície do objeto que se deseja.

Assim, pode usar a tampo grafia para imprimir em objetos côncavos, planos, convexos ou em degraus. Sendo assim, um dos materiais em que se usa essa técnica são papelões, objetos tridimensionais e superfície irregulares como brinquedos, canetas, pratos, vitrais e vidrarias.

Aliás, mesmo nessas superfícies, a tampo grafia mantêm uma excelente qualidade e definição da impressão. Dentro desse processo de impressão, existe o sistema aberto e sistema fechado.

Caso você tenha um projeto e não saiba qual é o melhor tipo de impressão, entre em contato! Aqui na bhgráfica ® temos um time de especialistas para te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu projeto! Vale lembrar que atendemos pessoas físicas e empresas, de todos os portes e de qualquer local do Brasil!

Habilidades

Postado em

12/06/2018