Confira como usar o Canva na impressão gráfica

O Canva é uma ferramenta online de grande auxílio para designers e demais profissionais criarem e enviarem seus arquivos diretamente para a impressão gráfica.

Seja a versão gratuita ou paga, a plataforma é utilizada para criar a arte e personalizar o material que será impresso.

Além de oferecer facilidades na criação de arte gráficas, a ferramenta também disponibiliza modelos e layouts prontos de cartazes, folders, cartões, panfletos, papel timbrado e outros materiais que serão impressos.

Criado há dez anos, o conhecido editor gráfico já conta com mais de 135 milhões de usuários ativos e mais de 15 milhões de designs criados.

Preparamos um post para falar com você sobre como usar o Canva para criar a sua arte e encaminhar o material para a impressão gráfica. Vamos conferir?

4 usos do Canva na impressão gráfica

Claro que o primeiro passo para usar o Canva na impressão gráfica é abrir uma conta na plataforma. Neste link, você pode escolher o melhor plano, individual, de uso coletivo, pago ou gratuito.

Vamos conferir como o Canva pode ser usado na impressão gráfica do seu material?

Conversão de artes

As cores que você vê na tela do computador estão no padrão RGB, que é a sigla para Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul).

Isso significa dizer que quando você cria uma arte no Canva ela estará no RGB e para enviá-la para a impressão gráfica ela deve estar no padrão CMYK, sigla para as cores ciano, magenta, amarelo e preto.

O sistema CMYK é conhecido como cores subtrativas porque a tinta é adicionada em um papel para então subtrair o brilho da superfície.

Dessa forma, você pode utilizar o Canva para exportar sua arte do padrão RGB para o CMYK para e enviá-la para a impressão.

Conversão de textos em curvas

No momento de enviar o arquivo para a impressão gráfica, o texto deve estar em curvas para evitar que ele não sofra modificações de fonte, ou seja, no tipo de letra usado.

A conversão em curvas garante que os caracteres fiquem bem legíveis e que o seu texto seja impresso na fonte desejada e você pode contar com o Canva nessa tarefa.

Verificação da resolução de arquivos

Se você trabalha com arte gráfica já deve ter ouvido falar de DPI (dots per inch) ou pontos por polegada, fator que indica a resolução da arte que você está criando e que influencia diretamente na qualidade da impressão gráfica do material que você criou.

Nessa hora, é importante observar que a exibição de um layout na tela do seu celular ou computador exige uma quantidade menor de pixels, ao passo que para a impressão gráfica profissional os DPIs do arquivo devem ser bem maiores.

O Canva é um grande aliado do designer na hora de revisar layouts antes de enviá-lo para a impressão.

Disponibilização de um extenso banco de imagens no Canva

Gratuitamente o Canva disponibiliza diversas opções de recursos visuais, como imagens profissionais, vetores e layouts prontos para você criar o seu material. 

Dependendo do seu plano, a ferramenta disponibiliza mais de 75 milhões de fotos, vídeos e elementos diversos para você usar e se inspirar nas criações. 

Quer garantir uma boa impressão gráfica? Conte com a BH Gráfica

Muitas vezes o designer precisa de apoio e suporte para garantir uma boa impressão gráfica da sua criação.

É nesse momento que a BH Gráfica ajuda você com sugestões para adequações e correções que se fazem necessárias no material gráfico enviado, agregando valor ao seu projeto e garantindo a qualidade do material que será impresso.

Acesse nosso site e conheça as nossas soluções em impressões gráficas.