Blog da bhgráfica

designer gráfico qual profissional escolher!

designer gráfico qual profissional escolher!

Muitas vezes, ao procurar uma gráfica, o cliente ainda não possui sua própria arte final, que é um arquivo digital, ajustado dentro dos padrões aceitos para impressão, feito em um programa gráfico específico. Em outros casos, o cliente apresenta arquivos de programas como Word, Excel ou PowerPoint, com textos ou imagens, esperando um resultado em seu material gráfico impossível de ser alcançado com esse tipo de arquivo.

Por causa disso, a gráfica geralmente precisará contar com um profissional para atender a esse cliente, e a escolha de qual é o tipo de profissional mais adequado dependerá dos seus objetivos com o material gráfico. (mais…)

O que é arte-finalista

O que é arte-finalista

Toda gráfica precisa contar com profissionais treinados e capacitados para verificar se os arquivos que recebem de seus clientes estão preparados para o processo de impressão ou não. Geralmente o arte-finalista é o responsável por essa tarefa. Esse profissional tem conhecimentos de programas gráficos, como CorelDraw, Photoshop, InDesign, Illustrator e Freehand, e sabe utilizá-los para preparar um arquivo.

A arte-finalização é um processo onde o arquivo é checado, organizado, padronizado e liberado para ser impresso. Nesta etapa, são verificados o formato, as cores, as imagens, o tamanho das fontes, a sangria, as margens de segurança e o fechamento do arquivo.

Por causa disso, o arte-finalista precisa saber sobre cores de fundo, imagens e fontes, bem como seus tamanhos, para cada tipo de produto gráfico, suporte e acabamento. (mais…)

Onde o designer gráfico atua

Onde o designer gráfico atua

Diversos tipos de empresas contam com um designer em seu quadro de colaboradores, para o desenvolvimento de sinalizações, peças, embalagens e tudo mais que envolve sua identidade visual.

Além disso, existem empresas específicas que contratam designers gráficos, como:

  • Gráficas
  • Agências de Publicidade
  • Editoras
  • Emissoras de televisão
  • Produtoras de vídeos
  • Estúdios
  • Empresas de embalagens

(mais…)

Principais áreas do designer gráfico

Principais áreas do designer gráfico

Este profissional pode atuar em diversas áreas, entre as quais podemos destacar:

Sinalização

Todo projeto de sinalização interna e externa de um espaço é desenvolvido por um designer gráfico. As placas que orientam o fluxo e identificam salas e ambientes, seja no aeroporto, em hospitais, universidades ou empresas, são desenvolvidos pelo designer responsável pela identidade visual do local, de acordo com as especificidades necessárias para aquele nicho.

Diagramação

O designer que atua em projetos editoriais é a pessoa responsável por determinar o formato de jornais, revistas, livros e demais veículos de comunicação impressos. É ele quem define o tamanho das páginas e margens, bem como as fontes, o espaçamento e tudo mais que estiver relacionado à aparência do material. Seu objetivo é tornar o produto legível e sua leitura mais agradável. (mais…)

Principais tipos de design

Principais tipos de design

Existem 3 principais áreas de atuação em que o design pode ser dividido, sendo:

01 – Design gráfico: Tendo o principal objetivo de informar, trabalha com projetos que têm basicamente finalidades visuais.

Dentro dessa divisão, em cada área de atuação existem diversas especialidades. Como nosso foco é o design gráfico, vamos falar de algumas de suas especialidades:

Tipografia: criação de fontes; Diagramação: criação de panfletos, jornais e revistas; Ilustração: criação de desenhos; Branding: criação de logomarcas; Web design: criação de sites; 3D: modelagem de imagens tridimensionais; Motion graphics: criação de animações

A maioria dos trabalhos de design gráfico são realizados em softwares de computação gráfica. Isso não quer dizer que pessoas com facilidade em operar programas de computadores conseguem executar todos os tipos de serviços que um designer realiza. O profissional dessa área precisa também de conhecimentos teóricos sobre diversos assuntos, como tipografia, semiótica, ergonomia visual, teoria da comunicação e teoria da cor. (mais…)

O que é design gráfico

O que é design gráfico

Como pode haver uma confusão entre as palavras, a primeira coisa que precisa ficar bem clara é a seguinte: design é uma atividade, executada pelo designer, que é o profissional.

O designer estuda artes e desenho, bem como marketing, publicidade e psicologia, conhecimentos que são aplicados no desenvolvimento e finalização de peças que se destinam a impressão, seja ela digital, offset, jornal, revista, entre outros. Ele tem conhecimento de que o suporte e o acabamento, além das cores e a execução do processo influenciam no resultado final do seu material gráfico.

Geralmente um designer gráfico não trabalha apenas em cima de um material gráfico, mas na programação visual de uma empresa e na divulgação de seus produtos e serviços, com o objetivo de reforçar sua visão e missão e promover o alcance das metas da organização. (mais…)

Diferença entre impressão digital e impressão mecânica!

Diferença entre impressão digital e impressão mecânica!

De maneira resumida, pode-se dizer que a impressão digital é aquela que sai diretamente do virtual para a impressora, por meio de ferramentas como pendrives, computadores e wi-fi. Por outro lado, a impressão mecânica é aquela que precisa de uma matriz negativa para ser realizada.

A impressão mecânica é mais antiga, utilizada desde que a gráfica impressa surgiu, e seu processo consiste na criação de fôrmas com o conteúdo a ser impresso e métodos diversos para transferir a tinta ao papel ou outro material a ser usado como suporte.

Já a impressão digital consiste em máquinas recebendo informações da posição dos pontos a serem impressos por meio de bits eletrônicos. A transferência do conteúdo se dá através de um arquivo de computador para a mídia que receberá a impressão, por meio da atração do pigmento em um rolo e a fusão desse pigmento já formado com a mídia ou através de gotejamento e absorção. (mais…)