Diferenças entre lâmina, folha e página

Diferenças entre lâmina, folha e pagina

A maioria de nossos clientes sempre na hora de pedir um orçamento, é muito comum, fazer confusão entre lâmina, folha e página. Para ajudar os clientes da bhgráfica e todos usuários que precisar, vamos explicar melhor o significado de cada termo.

No vocabulário gráfico, as palavras, “página”, “folha” e “lâmina” possuem significados específicos.

O termo “página” corresponde a cada face do papel capaz de receber impressão. Podemos dizer que cada lado de uma folha tem uma página, ou seja, duas páginas por folha (frente e verso). Mesmo quando não impressas, essas páginas pertencem ao material. Qualquer face imprimível deve ser considerada como página, em materiais gráficos como folders e revistas, devemos contar as páginas como cada lado de cada folha. Se o material possuir 10 folhas ele terá 20 páginas. Toda face deve ser considerada como página. De forma prática, em um material, seja folder, revista ou livro, devemos contar as páginas como cada lado de cada folha. Se o material possuir 20 páginas, ele terá 10 folhas e vice-versa. A frente é a página ímpar e o verso a página par. Cada folha do material possui duas páginas, mesmo que estas não tenham sido impressas.

O termo “folha” toda folha possui frente e verso, ambas podem receber a impressão. A frente geralmente é um número ímpar e o verso um número par. Mesmo que uma das faces da folha não tenha sido impressa elas contarão como página.

O termo “Lâmina” ou caderno; é composto por duas ou mais folhas lado a lado, sempre em formato aberto, podemos representar a lâmina com uma folha de papel sulfite dobrada ao meio, quando dobrada ao meio, essa lâmina terá 4 páginas divididas em duas folhas. Por este motivo, todo miolo de livro e revista deve ser múltiplo de 4 páginas.

Lembre-se quando nos referimos à quantidade de páginas de um material incluímos a frente e o verso de todas as folhas, inclusive capa e quarta capa. A imposição correta das páginas do seu material é feita pela bhgráfica.

Veja alguns exemplos:

 A parte interna de uma revista com 16 páginas será composto por 4 lâmina que se dobradas ao meio forma 8 folhas que resulta em 16 páginas.

Uma revista de 16 páginas com a capa inclusa será formada por 4 lâminas.

Uma revista de 20 páginas sendo 16 páginas de miolo, será formada por 5 lâmina 4 para lâmina para o miolo e uma lâmina para capa.