Saiba quais são os principais usos do Pantone na impressão gráfica

O Pantone está entre os principais e mais usados sistemas de cores do mundo, estando presente nos mais variados setores, como plásticos, têxtil, vestuário, cosméticos, decoração e interiores, e logicamente na indústria e serviços gráficos.

Especialmente falando de um material gráfico, antes dele ser impresso ele passa por algumas etapas que envolvem elementos essenciais para a qualidade do produto final, como a arte, design, fonte, a combinação (paleta) de cores e entre outros.

Quando se trata de cores e impressão, a escala Pantone é um dos sistemas mais utilizados pelos designers e pelas gráficas para garantir uniformidade dos tons e melhoria na qualidade da impressão.

O sistema utiliza numerações para sinalizar as cores e elas são compostas por um único pigmento, fator que garante fidelidade em diferentes materiais impressos.

Neste post, você vai conferir quais são os principais usos do Pantone na impressão gráfica. Continue a leitura e confira.

Conheça os principais usos do Pantone na impressão gráfica 

Pantone, é uma empresa americana, detentora da marca do mesmo nome, reconhecida mundialmente como a autoridade em cores no mundo e criadora da cor do ano.

A empresa é também dona de uma enorme paleta de cores que é a preferida dos designers, com isso a tinta se tornou um produto de excelência nas gráficas. 

Mas, afinal, quais são os principais usos do Pantone na impressão gráfica?

São eles:

Cartões de visitas

Tanto na arte como na escolha das cores, o cartão de visitas exige maior excelência.

Para suprir essa necessidade e garantir uma cor mais consistente na hora da impressão, usamos uma tinta especial, a Pantone.

Em cartões de visita, a tinta Pantone é utilizada nas áreas de chapados ou onde precisa garantir uma fidelidade na cor e na tonalidade do impresso.

Embalagens

A tinta Pantone também agrega valor aos diversos tipos de embalagens. 

Nesse cenário, destacamos que empreendimentos que estão sempre oferecendo um diferencial para seus clientes buscam ficar atualizados sobre qual a cor do ano estabelecida pela marca para personalizar suas embalagens.

Cadernos personalizados com Pantone

Também faz a diferença em cadernos personalizados, dando mais destaque à identidade visual.

Por ser uma cor bem definida, esse sistema é muito usado para padronizar a impressão em alguns brindes corporativos, como os cadernos. 

Destacamos que os brindes corporativos são excelentes estratégias de marketing, tanto para promover a marca como para fortalecer o relacionamento com o seu cliente.

Segundo pesquisa da PPAI Research (Promotional Products Association International), organização mundial referência da indústria de brindes promocionais, 81% dos consumidores guardam os brindes por mais de um ano quando eles são úteis.

Nessa hora, dar um destaque para a sua logo com a tinta Pantone ajuda na visibilidade da sua marca.

Caixas de medicamentos

A Resolução RDC nº 71, de 2009, estabelece normas para a rotulagem de medicamentos prevendo que na faixa vermelha da embalagem de remédios deve ser utilizada a referência de cor vermelha Pantone 485C.

Já para a impressão da faixa preta, deve ser utilizada a referência de cor preta Pantone Processo Black C.

Na amarela a orientação é Pantone 116 C e na azul 276 C.

Logo, a tinta Pantone está muito em destaque e sempre presente nas faixas coloridas das embalagens de medicamentos.

Agora que você conferiu quais são os principais usos do Pantone na impressão, acesse nosso site e conheça os serviços da BH Gráfica.