Como calcular o número de páginas: entenda quais são as diferenças entre lâminas, folhas e páginas de uma revista, catálogo ou livro

Quando se deseja contratar um serviço de impressão ou solicitar um orçamento, você possivelmente será questionado sobre a quantidade de páginas que tem seu material?

Essas são expressões utilizadas na indústria gráfica e que precisam ser avaliadas antes de fechar um pedido.

Para cada tipo de necessidade pode-se encontrar a melhor opção, visando agradar o público que estará avaliando o material da sua empresa e que precisa encontrar uma motivação para tomar a decisão para adquirir seus produtos ou contratar os serviços que estão sendo oferecidos.

Neste post, apresentaremos quais as diferenças existentes entre as lâminas, folhas e páginas. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Entenda as diferenças entre lâminas, folhas e páginas de uma revista, catálogo ou livro

Para essas definições, é preciso considerar:

  • objetivos do material a ser distribuído,
  • público-alvo,
  • quantidade de conteúdo a ser impresso,
  • vida útil do material a ser produzido.

Vamos aos detalhes e opções existentes para materiais impressos:

Lâminas

“Lâmina” ou caderno; é composto por duas ou mais folhas lado a lado, podemos representar a lâmina com uma folha de papel dobrada. 

Ou seja, esse tipo de opção é entendido como um material gráfico em seu formato aberto.

Imagine uma folha sulfite dobrada, onde você poderá juntar várias delas, formando um caderno, uma brochura ou um livreto.

É importante destacar que esse tipo de material, quando envolve mais de uma lâmina, precisará contar com grampos que possam mantê-las presas no formato adequado.

Também vale pontuar que, para cada lâmina, são necessárias no mínimo 4 páginas. Por este motivo, todo miolo de livro e revista deve ser múltiplo de 4 páginas.

Obs: a parte interna é chamada de miolo

Portanto, a parte interna de uma revista de 16 páginas será composta por 4 lâminas, lembrando que será necessário ainda mais uma lâmina, para a produção da capa, portanto, mais 4 páginas.

Folhas 

Toda folha é composta por no mínimo duas partes, frente e verso, ambas podem receber ou não a impressão.

Isso significa que uma folha pode oferecer conteúdos nas duas páginas, quando a parte frontal pode ser uma foto com uma chamada e no seu verso a apresentação dos detalhes do que se pretende demonstrar.  Mesmo que uma das faces da folha não tenha impressão seja em branco elas contarão como página.

Também são utilizadas na produção de livros, onde normalmente a parte da frente é tida como a página ímpar e o verso recebe a numeração par.

Como exemplo, 10 folhas são suficientes para produzir uma revista de 20 páginas.

Páginas

As páginas consistem em um dos lados da folha, ou seja quando abre seu arquivo a quantidade de páginas aparece logo acima ou no final,

Os principais usos para página, folha e cardenos

  • Capa e contra, normalmente formada por 4 páginas sendo que na maioria das vezes a segunda página e penúltima página são em branco a capa tem sua parte interna em branco. Contracapa (folha final geralmente com propaganda);
    Capa (primeira folha da revista), e no verso, pós-capa (segunda folha, geralmente com mais propaganda); e penúltima (folha antes da contra capa)
  • Miolo ou brochura, apresentação, prefácio, sumário, folha de agradecimento e etc.

pode ter, por exemplo, 40 páginas de sumário e editorial. Também calcule previamente quantas páginas serão reservadas para a publicidade.

Certamente você já identificou que consiste em definir se o trabalho será realizado em lâminas, folhas ou páginas, atendendo a maioria das necessidades de impressões.

Desse modo, pode-se desenvolver uma revista com dezenas de páginas ou um belo cartão de visitas, bem como pequenos impressos que são entregues visando despertar algum interesse do consumidor.

O melhor caminho – quando precisa de orientação de papel e escolher entre lâminas, folhas e páginas -para isso é contar com uma gráfica que tenha a capacidade de atender as mais diversas necessidades, garantindo qualidade, rapidez e um ótimo custo-benefício que viabilize a demanda do seu empreendimento, valorizando a sua marca e produzindo materiais que efetivamente agradarão aqueles que vierem a recebê-los.

Agora que você sabe mais sobre a diferença entre lâminas, folhas e páginas, faça contato com a BH Gráfica e solicite detalhes a esse respeito. Teremos satisfação em esclarecer as dúvidas e apresentar um orçamento que possa atender as necessidades da sua empresa!