Tudo o que você precisa saber sobre impressão digital e impressão mecânica

Saber escolher entre a impressão digital e a impressão mecânica pode fazer toda a diferença na qualidade, durabilidade e apresentação do seu material e também nos custos.

Impressos são elementos que complementam campanhas de marketing digital, folders, flyers e catálogos. São materiais que possuem o poder de atrair a atenção do cliente no ambiente offline.

Uma matéria recente do G1 confirma a importância de aliar o conteúdo digital com o material impresso na educação, seja o curso presencial ou híbrido, de ensino fundamental, médio ou superior.

Estudos comprovam que quando lemos um material impresso nossa mente retém mais informações, comparados com os recursos digitais que facilmente nos distraem para outras abas e informações que vão surgindo na página.

Portanto, seja para promover o marketing institucional ou promocional, para estudar ou mesmo nas horas de entretenimento, o material impresso é um mecanismo para atrair nossa atenção.

Nessa hora, é importante saber como funciona a impressão digital e a impressão mecânica, para você poder escolher o método que atenderá melhor a sua demanda e garantirá a qualidade do seu material impresso

Continue a leitura e confira como funcionam esses modelos de impressão. 

Entenda como funciona a impressão digital

A impressão digital é inovadora e elimina a necessidade de uma matriz física. 

Ou seja, a imagem ou o texto são acessados virtualmente e encaminhados diretamente para a impressora.

O método é muito utilizado, especialmente em impressões de dados personalizados, provas de impressão e em especial para pequenas tiragens.

Processo e características

O processo de impressão digital é simples. Ele se dá a partir da reprodução de imagens, arte final ou textos digitalizados em um arquivo, que pode ser um pendrive ou computador, por exemplo. 

Nesse caso, os profissionais da gráfica acessam o conteúdo e ele é encaminhado diretamente para a impressora.

O processo de impressão digital é semelhante às impressoras jato de tinta ou laser que são conectadas aos computadores empresariais e domésticos. 

Porém, quando se trata de serviço gráfico, as máquinas apresentam melhores recursos tecnológicos e usam tintas especiais e garantem mais agilidade e melhor qualidade na impressão.

Vantagens

A impressão digital garante algumas vantagens para o consumidor, entre elas destacamos:

  • maior agilidade nos processos,
  • não há intermediário entre a tinta e o substrato, 
  • possibilita a impressão em diversos substratos,
  • aceita praticamente todo tipo de gramatura, do papel ao plástico,
  • menor custo de mão de obra,
  • impressão por demanda, inclusive apenas uma unidade.

O processo de impressão digital é ideal para demandas urgentes.

Confira como funciona a impressão mecânica

A impressão mecânica ou offset é o processo mais antigo utilizado pelas gráficas e o mais usado no mercado, porém diferentemente da impressão digital, esse método exige o uso de uma matriz e uma chapa metálica.

Essa chapa serve como elemento de gravação daquilo que será impresso, transferindo a imagem ou o texto para o substrato.

Processo e características

Diferente da impressão digital, o processo para imprimir offline é mais complexo, já que envolve mais etapas para a produção e exige mais equipamentos. 

Uma das etapas é a preparação da chapa. Até pouco tempo, o processo de transferência da imagem ou texto para a matriz era feito por meio de fotolitos. Atualmente, é realizado a partir de um arquivo digital do material que será impresso em um método chamado CTP (computer-to-plate).

Depois de pronta a matriz é fixada a um cilindro que girará em torno de outro cilindro chamado blanqueta para então proceder à impressão.

A principal característica da impressão mecânica é que as cores CMYK são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das mesmas, conferindo excelente qualidade na cor do impresso.

Vantagens

Entre as vantagens da impressão mecânica estão:

  • o custo da criação da matriz e da instalação da forma na impressora é fixo, 
  • quanto maior a tiragem menor é o custo por cópia,
  • depois do maquinário montado, atinge milhares de cópias por hora,
  • oferece maior alternativa para imprimir em formatos, cores e acabamentos diferentes.

A impressão mecânica é o método mais indicado para grandes tiragens, especialmente se tratando de um mesmo original impresso.

Ficou mais fácil compreender as particularidades da impressão digital e da mecânica?

Agora, que tal acessar o nosso site e conferir as soluções que a BH oferece para impressões corporativas? Resolvemos a impressão gráfica para sua empresa.