Principais áreas onde atua o designer gráfico!

Este profissional pode atuar em diversas áreas, entre as quais podemos destacar:

Sinalização

Todo projeto de sinalização interna e externa de um espaço é desenvolvido por um designer gráfico. As placas que orientam o fluxo e identificam salas e ambientes, seja no aeroporto, em hospitais, universidades ou empresas, são desenvolvidos pelo designer responsável pela identidade visual do local, de acordo com as especificidades necessárias para aquele nicho.

Diagramação

O designer que atua em projetos editoriais é a pessoa responsável por determinar o formato de jornais, revistas, livros e demais veículos de comunicação impressos. É ele quem define o tamanho das páginas e margens, bem como as fontes, o espaçamento e tudo mais que estiver relacionado à aparência do material. Seu objetivo é tornar o produto legível e sua leitura mais agradável.

Marcas

O designer também trabalha no desenvolvimento da identidade visual de empresas, que precisam ser criadas de forma que traduza sua personalidade e atraia o público correto. A criação de marcas, logotipos e embalagens, bem como do letreiro da fachada externa de uma empresa também é responsabilidade do profissional de design gráfico.

Animação

O audiovisual tem ganhado cada vez mais espaço, ampliando as oportunidades para os profissionais de design gráfico, que também atuam na criação de animações em 3D para publicidade, televisão e mídia digital.

Além disso, animações de infográficos e logotipos têm sido bastante utilizadas em agências, bem como teasers e animações para redes sociais.

Internet

O trabalho do designer gráfico também tem se expandido bastante para o meio digital, na criação de sites, banners e flyers promocionais. Atualmente, existem até mesmo agências que trabalham exclusivamente com produções para esse mercado.

Como foi possível ver, são diversos os campos de atuação de um designer gráfico. Com o surgimento de novas mídias e o crescimento da necessidade de empresas em fortalecer suas marcas, as oportunidades para esse profissional têm se expandido cada dia mais.