Dobra acabamento

grafica-acabamento-dobra

Dobra, um acabamento perfeito para o seu produto

A dobra de papeis em uma gráfica se trata de um acabamento muito comum no dia a dia das gráficas. Já que muitos dos materiais realizados dentro da gráfica, precisa de dobras. Entre esses materiais podemos citar as revistas, folhetos, livros, entre outros.

Acabamento de dobra, indicado para papeis de baixa gramatura. Serviço realizado de forma automática e tem um baixo custo. Mas em papéis com maior gramatura, como por exemplo, acima de 150g, também é possível realizar a dobra. Dobra realizada de forma manual, realizando um vinco primeiro no papel, assim se evita um problema que é a “quebra” do papel.

Serviço indicado para material que vai ser distribuído imediatamente. Dessa foram o cliente não precisa ter o trabalho de dobrar cada material manualmente. Já que a dobra pode elevar o custo e o tempo da entrega do produto. Outro ponto, é que quando o produto é sobrado assim, ele aumenta o volume do transporte, aumentando esse custo.

Quais os tipos de dobras que existem?

Aliás, existem vários tipos de dobras, dessa forma o produto final pode oferecer um layout mais criativo e atraente. Vamos falar sobre os três tipos principais de dobras.

Dobra Z essa forma de dobra é muito comum em materiais como folders. Esse acabamento consiste em duas dobras paralelas, em que um é feita para dentro e a outra para fora.

Dobra Janela, utilizada para o acabamento em revistas. Pois, ela oferece mais espaço para a inclusão de textos e imagens. Basicamente esse tipo de dobra, consiste em uma folha com quatro painéis. Dois cantos são dobrados para a parte interna, assim eles se juntam. Dessa forma, se cria uma janela de conteúdo.

Vinco para Dobra, consiste na marcação da dobra no papel. Assim, se for necessário realizar uma dobra futura o trabalho ficará mais fácil. Esse acabamento de dobra é feito em folders, pastas executivas e postais.

No caso de papéis mais grossos, geralmente acima de 150 g, é feito manualmente, além de necessário que primeiramente seja feito o vinco, para evitar a “quebra” do papel ao dobrar.

Entenda um pouco mais sobre dobras em papel!

Em geral as dobras são utilizadas nos mesmos produtos que o vinco, quando o cliente não quer ter trabalho dobrando o material. A questão é que isso eleva o custo do serviço, bem como do seu transporte, já que aumenta o volume dos pacotes.

Existem diferentes tipos de dobras, que proporcionam ao impresso a possibilidade de um layout mais atraente e criativo.

É importante destacar que o vinco deve ser realizado em gráficas para se obter um bom acabamento, já que, ao tentar fazer a marca manualmente, pode ocorrer a “quebra” do papel.

Caso, você esteja em dúvida sobre as dobras ou o vinco é o melhor acabamento para seu material é só entrar em contato com a bhgráfica ®. Temos um time completo para realizar todo o layout e impressão do seu material!

Habilidades

Postado em

14/06/2018