Inteligência artificial x Design gráfico: inimigos ou aliados?

A Inteligência Artificial (IA) chegou com tudo em muitos ramos e no design gráfico não foi diferente.

Com a inserção desse tipo de tecnologia no cotidiano dos profissionais, muitas pessoas têm questionado se isso poderia significar o fim do trabalho desenvolvido na área e a substituição de quem atua no ramo.

Por isso, vale a pena conhecer um pouco melhor esse assunto e entender o que está em jogo nesse debate que ainda é bastante polêmico.

Continue a leitura e entenda qual a relação atual entre IA e design gráfico!

A relação entre inteligência artificial e design gráfico 

A essa altura, você já deve ter se deparado por aí com diversas ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, que ganhou usuários por ser muito fácil de usar e por impressionar com seus resultados.

Esse tipo de tecnologia é caracterizado por simular atividades humanas, como pensar, fazer análises e, em alguns casos, criar diferentes tipos de material.

Textos, imagens e projetos como um todo fazem parte dos resultados que uma ferramenta de IA pode criar e isso tem assustado muitos profissionais do design gráfico.

O que acontece é que esse tipo de tecnologia começou a ser desenvolvido com o objetivo de solucionar problemas no mundo corporativo, mas hoje em dia tem se popularizado como um instrumento capaz de atender demandas individuais.

Assim, é natural que em muitos ramos, incluindo o design gráfico, profissionais comecem a se questionar em relação ao papel que a IA desempenha na vida das pessoas e se ele pode substituir a atuação de seres humanos.

Isso se aplica, por exemplo, à criação de imagens, elaboração de projetos e muitas outras tarefas que antes eram cumpridas pelo designer.

Por outro lado, há outros processos, como segmentação de público, detecção de erros e elaboração de soluções que também podem entrar de forma muito eficiente na rotina desses profissionais.

Por que a IA no design gráfico ainda é um assunto polêmico?

A Iinteligência Artificial como um todo ainda é um tópico bastante polêmico.

Por um lado, temos a questão da substituição do trabalho humano, um medo de muitos pesquisadores do assunto e também de profissionais dos mais diversos ramos.

Há ainda, no ramo do design gráfico, uma discussão acalorada sobre o potencial criativo da IA, ou seja: a tecnologia é capaz de criar algo novo, assim como os seres humanos?

Afinal, esses mecanismos funcionam a partir do processamento de dados e, portanto, só se criam a partir das informações às quais foram expostos.

Assim, a discussão em relação ao uso de ferramentas no processo criativo ainda pode ser bem polêmica.

Descubra como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos no design gráfico

A verdade é que, mesmo com todo o seu potencial, a IA nunca poderá substituir o olhar humano de um profissional em relação aos seus projetos de design gráfico.

Mesmo quem aderir à utilização das ferramentas logo começará a notar que elas demandam instruções precisas e, em muitos casos, uma série de ajustes, para que cheguem ao resultado esperado para um projeto.

Ainda assim, há outras maneiras de integrar essas tecnologias à rotina de trabalho em diversas áreas de atuação, aproveitando o que elas têm de melhor: a possibilidade de otimizar processos.

Converter arquivos, redimensionar imagens, detectar erros de alinhamento em um projeto ou até categorizar arquivos são tarefas simples, mas que podem ser otimizadas por meio da IA.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, continue aqui e confira nosso post sobre arte final: como funciona o processo, quem faz e quais os seus usos?